As mudas de plantas medicinais do Jardim Botânico chegaram. Parte do Conteúdo de plantas do segundo Bimestre, conversamos muito sobre cada uma delas e suas propriedades medicinais, também fizemos o registro no caderno, mas para quaisquer dúvidas dos Pais achei interessante postar nossas ervas aqui!!! Lembrando que: são mudas e precisam ser replantadas!
l
O Bálsamo e o Bálsamo Azul
Indicações terapêuticas Inflamações gastroentestinais e de pele, úlcera, erisipela, afecções do aparelho respiratório e urinário, diabetes, bronquite crônica, queimaduras, frieiras.
Alecrim: Dores reumáticas, depressão, cansaço físico, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva, problemas respiratórios
Melissa: é antiespasmódico e calmante - a infusão do chá de suas folhas ajuda a conciliar o sono, reduzir a ansiedade e a tensão nervosa. No entanto, a população também a usa para aliviar gases, cólicas e enxaquecas.
Hortelã: Dentre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.
Menta: planta medicinal com função digestiva e aromática, se encontra principalmente como chá.
Poejo: É expectorante, contra a gripe, tosse crônica, calmante para o sistema nervoso, constipações, insônias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjoo, bronquite e asma.
Marcelinha:é usada na medicina popular para tratar problemas gástricos e digestivos, males do pâncreas e da vesícula, colites, inapetência, disenterias, distúrbios menstruais, enjoos náuseas e vômitos. Também são conhecidos seus poderes como sedativa e analgésica. Externamente é usada para acalmar reumatismos e dores musculares.
Levante:Calmante, vermífugo, antiespasmódico e anti-helmíntico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário